Thursday, May 24, 2012

A Síndrome da pressa

A síndrome da pressa.



O que impulsiona a sociedade?

Sempre gosto de inicializar minhas discussões com uma pergunta, por conseguinte, o que nos impulsiona? Seria nossa necessidade de crescimento, socialização?
Nos dias atuais podemos obter todas essas necessidades e muitas outras em menor ou maior grau, e é nessa hora, na hora de conseguir essas necessidades que a psicologia da pressa impera. Nos forçamos a realizar diversas tarefas, corremos de um lado ao outro atrás de respostas mais rápidas (e por vezes nem tão seguras assim) para que essas necessidades sejam cumpridas.
Menor tempo e esforço, esse sim é o grande ganho da psicologia da pressa, quanto mais rápido fazemos algo e em menor tempo, conseguiremos mais recompensas.

Mas será que toda essa pressa é realmente necessária?

Eis que nossa possível resposta a primeira pergunta nos direciona a acreditar que a pressa, aquela correria do dia dia é essencial em nossa vida.
Entretanto devo discordar de que a pressa é essencial. Com essa pressa acabamos por não nos dedicarmos aos assuntos, nos aprofundamos muito pouco nas nossas dúvidas e acabamos perdendo nosso tempo com assuntos roteiros e sem sentido.

Peguemos um exemplo.

Se hoje você precisa aprender algo de novo, procurará em um local onde a pressa é sua melhor amiga. Sim, estou falando da internet... a internet hoje é a melhor e mais bem preparada arma da pressa, precisa encontrar algo em pouco tempo e com mínimo de esforço (lembra da discussão acima?), é só procurar na internet.
Então entramos, e em alguns cliques, encontramos o assunto e lemos um pouco. É isso mesmo, lemos um pouco, a pressa, essa correria acaba por tornar a nós, meros não-leitores (se é que isso exista realmente). Não lemos mais livros porque demoram muito, gostamos de entrar na internet e ler alguns artigos, rápidos, esquecemos sobre o assunto 10 minutos depois. Essa pressa em buscar por outras coisas, acaba por fazer com que esqueçamos determinados assuntos que "aprendemos".
Nos tornamos "gênios" do nada!
Não sabemos sobre determinado assunto, mas acreditamos que por ter lido um artigo de 50 linhas somos referência sobre.

Lembrando que nossa pressa esta intimamente ligada as diversas escolhas de nossa vida! Um video bem legal da RSA Animate fala sobre as escolhas! 


Infelizmente acabamos por levar essa pressa para todas as áreas de nossa vida, queremos fazer tudo rápido o tempo todo! Dirigimos nosso carro com pressa, para chegarmos logo onde queremos, afinal não temos tempo. Saímos da nossa academia com pressa, isso quando não ficamos mentalizando durante o exercício o que fazer após sair de la.

De uma change a tranquilidade!

Esqueçamos por um instante toda nossa correria! Tomaremos um café da manhã tranquilo, dirigiremos tranquilamente para o trabalho, conversaremos com o cliente com calma (tentando não alarmar o mesmo, para ele não ter pressa, pois o trabalho não será entregue hoje, mas só amanhã), almoçaremos tranquilamente, iremos nos exercitar sem se preocupar com o trabalho ou o serviço de casa.

Temos de dar uma chance para nós mesmo, para vivermos... essa pressa que a sociedade nos impõe, e claro impomos em nós mesmos, pode trazer aquilo que não gostamos nem um pouco, o STRESS!
Viva um pouco, aproveite os momentos, aprenda bem os assuntos que lhe atrai...

Como na música dos Engenheiros do Hawaii:
"...Eu posso estar completamente enganado
Eu posso estar correndo pro lado errado
Mas "a dúvida é o preço da pureza"
É inútil ter certeza
Eu vejo as placas dizendo
"não corra, não morra, não fume..."




falowaer

0 comments :

Post a Comment