Friday, July 13, 2012

Currículum Vitae

Currículum Vitae

Boas! Essa postagem será um pouco mais técnica. Na verdade, nos últimos dias eu fiquei colocando no ar um "site" que na verdade é um currículo online meu. Pois é, você pode se perguntar: Currículo online? Mas não tem vários sites que fazem isso?

A resposta é sim, e ao mesmo tempo não.

Sim, existem vários sites que permitem você colocar la seu currículo, e muitos são bem bacanas! Mas ano passado, eu ouvi e vi um cara falar o seguinte:
"Então você trabalha com informática, e não tem um currículo online que você mesmo fez?"

Fiquei pensando sobre o assunto e cheguei a conclusão de que um currículo online feito por mim mesmo, passa a idéia, de que:
  • Eu sei fazer design de um site, mesmo que pequeno;
  • Sei codificar na linguagem que eu escolher pro meu "site";
  • Sei usar o banco de dados o qual escolhi;
  • Sei configurar, mesmo que basicamente um server.
Realmente eu sei fazer tudo isso, mas como colocar em 1 página A4 todas essas informações e outras mais para alguém avaliar? Alguns podem até afirmar que um currículo extenso vai afugentar os contratantes, mas se você possuir as duas opções (um curriculo em pdf de 1 página A4, e um "site" com uma bela descrição), pode vir a facilitar o contratante, quem se interessar poderia ir la no seu "site" e ler mais sobre você.

Perceba que a intenção não é ser um blog, mas talvez uma página agregadora, com informações extras que você queira colocar, no formato que você escolher!

Bom, finalmente resolvi fazer isso, e pra começar aprendendo mesmo, resolvi usar o heroku!
Como eu gosto muito de python e ja faz um tempinho que o heroku habilitou python la, resolvi que iria utilizar ambos!
Mas ai fiquei com uma dúvida, seria ideal usar o django pra fazer uma mera página? Achei mesmo que não, e acabei escolhendo usar o flask e não me arrependo não. É um framework bem simples, leve e rápido de aprender.
Acabei o "site", ficou muito legal, mas sabe quando você pode melhorar? Foi o que fiz!
Resolvi colocar o mongodb e o mongoengine rodando, para fazer algumas coisas simples e usar para evitar repetição de html (na parte das keywords e livros). Ficou jóia!
Com toda a certeza, ainda tem coisas que posso melhorar e acrescentar, como por exemplos os projetos que tenho online! É, eu tenho uns "programinhas" disponíveis na internet (mais especificamente no Google Code, mas vou coloca-los no github), que podem enriquecer ainda mais meu currículo online, sendo que no pdf A4 de 1 página não caberia (beleza que num tem tanto programa assim neh).

Resumindo? Não espero que consiga altos empregos com isso, mas acredito que possa dar um pouco mais de visibilidade para quem um dia poderá me contratar!


Quer ver como ficou o trabalho "pronto"? Clique aqui!

Na próxima postagem eu coloco todos os passos que fiz!
falowaer ;)


0 comments :

Post a Comment