Thursday, July 26, 2012

Tradicional x Ágil

Tradicional x Ágil


Bom, hoje vou falar de um tema muito recorrente em minha vida e minhas pesquisas na internet. A velha discussão sobre tradicional x ágil!

Não vou falar especificamente de CMMI/MPSBr contra SCRUM/XP nada disso, mas principalmente sobre modelos de pensamento tradicional contra o ágil!

Acho engraçado o modismo exacerbado com relação a tecnologias e métodos, engraçado porque as pessoas não procuram se aprofundar nas questão desses modismos (seria um problema causado pela Síndrome da Pressa?) e simplesmente ignoram as premissas básicas ditadas por estes.
Nesse momento o pensamento ágil impera nessas pessoas!

"Precisamos aprender isto pois irá aumentar nossa produtividade!"

O imediatismo toma conta, assim verdadeira mentalização e aprendizado se perde, para dar lugar a "rápida escalada" da produtividade. Mas será que isso é mesmo o importante?
Na verdade o que fazemos é pegar todo nosso aprendizado, crenças e achismos tradicionais e colocar mais tradicionalismo em cima, achando que estamos melhorando, agilizando ou qualquer que seja a palavra. Mas a verdade é que não estamos. Estamos apenas colocando mais cobertura sobre um bolo de  1 metro de altura.


O problema é não conseguirmos sair de nossa zona de conforto, nosso Ok Plateau e outros mais nomes dados ao nosso verdadeiro medo (Aprendizado Contínuo). Então surgem aquela amálgama de soluções lindas e perfeitas, misturando o pensamento Tradicional com o Ágil, fazendo não só aumentar a produtividade como manter os lindos e complexos processos do modo como estão.
As pessoas se enganam, o poder é o que conta mais, por isso os métodos tradicionais são tão fortes ainda nas empresas e essa amálgama de soluções surge. Manter o pensamento tradicional, mas tentando agiliza-los o máximo possível.

Tudo isso só mostra que enquanto uns são extremistas demais (e corretos), outros ficam em cima do muro, destruindo e denegrindo a real imagem da agilidade. Escolha seu lado, ou você é tradicionalista ou agilista, esse meio termo, na verdade só serve para manter e postergar ainda mais o modelo mental tradicional e impedir o novo. Pare de querer ficar criando métricas e processos que impedem o real trabalho de ser feito! Não se esconda por trás dos processos, faça acontecer, crie e inove o quanto é necessário, não viaje na maionese, LEAN é a palavra para sua agilidade. Nada de ficar criando projetos monstros, meses de planejamento. MVP nisso! simples, rápido, responsável e parceria.
Ensine seu cliente ou mande-o embora! Parceria, nada de você compra e eu forneço, se até as empresas estão tentando criar um ambiente social para seus produtos, porque a sua empresa quer ir na contra mão?
Será que não é hora da sua empresa (você) refletir os rumos que esta indo e verificar se o que se esta fazendo é correto? Lembra da nossa conversa sobre Missão, Visão e Valor? Hora de parar de se esconder atrás das portas, tirar os esqueletos do armário e corrigir o que esta de errado.

Nunca é tarde para recomeçar...

Falowaer!

0 comments :

Post a Comment