Sunday, October 21, 2012

Procurando objetivos no Trabalho


Procurando objetivos no Trabalho

Nos últimos meses tenho me deparado com uma dúvida, qual o objetivo do meu traabalho? Sim, afinal, porque trabalho na área de TI? E porque sou programador?
Pode parecer uma pergunta muito simples para alguns, ou muito difícil de responder para outros, mas a questão fica, você sabe o motivo do seu trabalho?

Durante minha defesa de TCC da pós-graduação, eu li muitos livros sobre motivação e times de alto desempenho, mas uma coisa que me chamou muita atenção nessas obras foi a falta de direcionamento em como encontrar os objetivos dos integrantes (ou pessoas) dos times. Talvez seja polêmico demais o assunto, foi como discuti com um amigo do trabalho: “Como saber os objetivos das pessoas, se muitas vezes nem elas mesmas sabem o que desejam?” Ou ainda pior, devemos ajuda-las a encontrar seus objetivos... Parece simples, mas como ajudar alguém encontrar um objetivo para trabalhar?


Tenho pensando muito e por conseguinte tentarei criar uma luz no fim do túnel para isso. Acredito que o primeiro ponto a se questionar é se a pessoa gosta do seu trabalho, você como líder tem a obrigação de verificar se o integrante do seu time gosta daquilo que faz ou apenas quer ganhar o pagamento no fim do mês. Acredito que chegar para a pessoa e perguntar é algo totalmente inútil, nem todos irão categoricamente afirmar para o chefe que não gostam, ou mesmo odeiam o trabalho que fazem, mas como podemos tirar isso das pessoas? Mas porque devemos descobrir se as pessoas gostam de seu trabalho? Esse ponto é importante caso a empresa espera que seus funcionários melhorem os métodos e processos utilizados ou mesmo criem novas situações de ganhos para a organização. Gostar do que se faz abre um leque de possibilidades e buscas para melhoria. Isso não significa que quem não gosta do trabalho, não perseguirá isto com afinco, entretanto o indivíduo que possui prazer no que esta fazendo tenderá a se esforçar mais para essa melhoria.

Para descobrirmos quais são nossos objetivos, acredito que primeiro devemos ter uma noção de quem somos e quais nossas características, para isso existem dezenas (e talvez centenas) de técnicas para se descobrir isso. Por existirem tantas técnicas muitas acabarão por darem resultados parecidos, algumas que utilizei em mim mesmo (gratuitas ou não) são demonstradas abaixo:


Descobrindo seus Pontos Fortes (Strength Finder).

Tem um livro que achei bem interessante (o qual um amigo me apresentou) chamado StrenghtFinder 2.0. Este livro vai lhe ajudar a descobrir quais são os pontos fortes das pessoas que o cercam e seus próprios. A partir daí podemos começar a analisar se o que fazemos é realmente direcionado a nossos pontos fortes ou “apenas estamos dando soco em ponta de prego”.

Isso não significa que descobrindo quais são os pontos fortes eles irão nos direcionar a nossos objetivos, muito pelo contrário, isso vai apenas nos dizer se o que fazemos no trabalho é algo que nossa personalidade pode absorver como simples e prazeroso. É lógico afirmar que ao realizarmos tais tarefas estamos seguros, temos a facilidade de assimilar o assunto e executar a ação necessária para a resolução do problema.

O livro não coloca quais tarefas são mais simples para cada perfil, entretanto ele apresenta um panorama geral em como cada ponto define algumas das atividades que procuramos exercer. Somos puxados a atividades onde nossos pontos fortes brilham.

Isso pode nortear sua decisão sobre o que perseguir em sua vida e como direcionar estudos e esforços.

Conforme eu disse, realizei o teste, e realmente os pontos fortes colocados pelo programa são muito (se não 100%) correlacionados com minha personalidade. Para se ter uma idéia, eu sou um cara competitivo, isso pode ser um ponto forte, como fraco, tudo dependerá de como utilizo essa informação na execução das minhas tarefas e no dia dia. Um detalhamento maior sobre meus pontos fortes e como eles são apresentados a você pode ser conferido aqui.


Keirsey Temperament Sorter - II (Personality Instrument).

Outro teste interessante e viável de se realizar é o Keirsey Temperament Sorter. Aqui a idéia é receber uma visão geral de como você age e do seu possível temperamento diretamente relacionado ao seu trabalho e sua vida.

According to Keirsey Temperament Theory, there are four basic temperament groups which describe human behavior. Keirsey’s four temperaments are referred to as Artisans™, Guardians™, Rationals™ and Idealists™. These four temperaments can be further subdivided, often referred to as “Character Types”. There are four types of Artisans, four types of Guardians, four types of Rationals, and four types of Idealists.

Todos estes testes dão a você uma visão de si mesmo e como observar aspectos de nossa vida que muitas vezes não nos damos conta pela falta de percepção que temos de nós mesmos.
A possibilidade de ambos os teste revelarem aspectos intrínsecos da sua psique e que são parecidos é muito grande. Realmente em meu caso ambos os testes deram resultados parecidos, na verdade um é complementar ao outro, mas se você olhar em detalhes, mostra um perfil da minha pessoal.


Eu completo meus objetivos?

Ambos os testes podem nos mostrar nosso perfil mas não mostrará quais objetivos podemos possuir ou obter, mas eles nos darão um guia para descobrir objetivos que poderiam estar ocultos.
Apesar de tudo, existe algo muito importante nestes objetivos ou em como alcança-los. Uma pesquisadora americana (Angela Lee Duckworth) “descobriu uma característica” que pode nos dizer se possuímos ou não a atitude mental suficiente para finalizar objetivos a longo prazo. Isso poderá influenciar diretamente o cumprimento ou não daqueles objetivos que traçarmos ou dicidirmos como corretos para nossa vida e trabalho.
Bem, ela nomeou esta nova característica como GRIT (Perseverança e paixão por objetivos a longo prazo), e seu significado transcrevo abaixo:

Definimos grit como perseverança e paixão por objetivos a longo prazo. Grit implica em trabalhar arduamente em desafios, manutenção do esforço e interesse ao longo dos anos, apesar do fracasso, adversidade e plateaus de progresso. O indivíduo com essa característica aborda as realizações como uma maratona; A vantagem dele ou dela é a stamina. Considerando que a desilusão ou tédio são sinais para outros que é hora de mudar a trajetória e cortar as perdas, o indivíduo com grit permanece no curso.

Descobrindo se nossa característica GRIT é alta ou não pode nos indicar o motivo da não conclusão de determinados projetos e objetivos. Mas isso não indica que possuímos uma desculpa, mas sim um ponto de atenção todas as vezes que não terminamos um objetivo, e isso pode nos forçar a não desistir. Afinal devemos utilizar nossos pontos fortes, aceitar nossas fraquezas (mas lutar contra elas mesmo assim).

No site da própria pesquisadora existe um teste online para que você possa verificar se seu nível de GRIT é alto ou não (é uma escala de 1 - 5). Eu recebi um valor de 2.88 no teste de grit, e se observarmos em meu perfil, verifico que possuo um ponto forte chamado Ideation, que tem como característica “... Driven by your talents, you may dream up new tasks to do ...”. Ou seja, todos meus objetivos mesmo os a longo prazo, devem ter tarefas curtas que não demandem muito tempo, pois caso contrário poderei abandonar a tarefa ou objetivo para buscar outras mais interessantes.

E agora?

Toda essa análise de um perfil é importante para nós conseguirmos idealizar possíveis objetivos a serem seguidos. Devemos lembrar ainda, que essa tarefa apesar de poder contar com a ajuda externa (no caso, testes, documentários, biografias e muito mais) é um trabalho totalmente interno e intensivo, que cada indivíduo deve realizar. A organização pode facilitar essa descoberta dando oportunidades de crescimento e inovação para cada um de seus colaboradores.


“We have a strong sense of why we exist and why we do what we do. We believe that our legacy – as a company and as individuals – should be to make a difference in the world around us.” - Think with Google

Uma filosofia na qual se basear é um fato importante para se criar objetivos, assim como o google tem sua filosofia (conforme ja falado em outro post), minha sugestão é que você tente criar a sua filosofia (mesmo que para isso você utilize pedaços das filosofias de outras pessoas ou organizações).



falowaer