Thursday, May 31, 2012

Aprendizado Contínuo

Aprendizado Contínuo


Então você é daqueles que não gosta de estudar? Odeia pegar nos livros? Bom então essa publicação não é pra você! Mas não se preocupe, a vida esta repleta de pessoas que gosta/odeiam estudar, então com certeza um par você poderá encontrar.
Mas afinal de contas, o que nos leva a estudar?
Para alguns a resposta é simples e imediata: "Estudo pois quero conseguir um emprego bom e ganhar muito dinheiro!".
Parece ser uma boa resposta, e até mesmo simplista demais, afinal nem todo mundo que estuda ganha dinheiro e o inverno também é muito verdadeiro, nem todos que ganham muito dinheiro estudaram...
Limitar nossos estudos e direcionamentos, pelo simples modo de ver a vida dessa maneira (estudar para ganhar dinheiro), faz-me pensar se as pessoas não vêem seus motivos de forma obscura demais.

A verdadeira razão

Estudamos pelo simples fato de aprender, claro que aprendendo cada vez mais, e até mesmo especializando cada vez mais em um assunto, poderemos colher benefícios desse estudo, como um emprego melhor, uma idéia brilhante que nos faça ter muito dinheiro. Mas acredito, que não devemos estudar voltando nossa mente para esse fim, caso contrário, se não atingirmos esse objetivo, ficaremos frustrados e deixaremos de estudar, nos acomodando (ficamos no Ok Plateau).

Mas o que é esse Ok Plateau?
Quando nos acomodamos, ou achamos que ja sabemos demais sobre determinado assunto, ou melhor, quando paramos de ficar melhor em algo. E estudar é isso, teoria e prática, ficar cada vez melhor sobre determinado assunto, tentando evitar o "Ok Plateau"

Q: Can you explain the "OK Plateau?"
A: The OK Plateau is that place we all get to where we just stop getting better at something. Take typing, for example. You might type and type and type all day long, but once you reach a certain level, you just never get appreciably faster at it. That's because it's become automatic. You've moved it to the back of your mind's filing cabinet. If you want to become a faster typer, it's possible, of course. But you've got to bring the task back under your conscious control. You've got to push yourself past where you're comfortable. You have to watch yourself fail and learn from your mistakes. That's the way to get better at anything. And it's how I improved my memory. (Joshua Foer)


Por conseguinte, devemos pensar, não, acreditar que estudamos para um objetivo a curto prazo (e não a longo prazo, como ganhar dinheiro), o objetivo de aprender mais e nos tornarmos melhores! Aceitando esse objetivo podemos mudar nosso conceito sobre o estudo e consequentemente sobre nós.

Por onde começar?

Bom, legal, quero fazer isso, mas como faço?
As possibilidades podem ser muitas, mas acredito que o melhor seria o seguinte:
  • Procure identificar os objetos, temas, coisas que tem preferência;
  • Busque sempre informações sobre o tema;
  • Encontre as pessoas que são referência na área e siga-as como puder;
  • Procure por grupos para interagir, eles podem ser fontes de muitas informações;
  • E o principal, não importa o quão não goste de um tema, procure conhece-lo, pois o mesmo pode lhe abrir os olhos para outros assuntos!
Seguindo essa linha, um site muito legal que encontrei e que permite você testar seus conhecimentos sobre determinados temas, e quem sabe abrir sua mente para outros tantos é o P2PU (https://p2pu.org/). Entre la e veja se tem algo que lhe interessa, você pode até mesmo se surpreender!

Keep Learning...

falowaer

Thursday, May 24, 2012

A Síndrome da pressa

A síndrome da pressa.



O que impulsiona a sociedade?

Sempre gosto de inicializar minhas discussões com uma pergunta, por conseguinte, o que nos impulsiona? Seria nossa necessidade de crescimento, socialização?
Nos dias atuais podemos obter todas essas necessidades e muitas outras em menor ou maior grau, e é nessa hora, na hora de conseguir essas necessidades que a psicologia da pressa impera. Nos forçamos a realizar diversas tarefas, corremos de um lado ao outro atrás de respostas mais rápidas (e por vezes nem tão seguras assim) para que essas necessidades sejam cumpridas.
Menor tempo e esforço, esse sim é o grande ganho da psicologia da pressa, quanto mais rápido fazemos algo e em menor tempo, conseguiremos mais recompensas.

Mas será que toda essa pressa é realmente necessária?

Eis que nossa possível resposta a primeira pergunta nos direciona a acreditar que a pressa, aquela correria do dia dia é essencial em nossa vida.
Entretanto devo discordar de que a pressa é essencial. Com essa pressa acabamos por não nos dedicarmos aos assuntos, nos aprofundamos muito pouco nas nossas dúvidas e acabamos perdendo nosso tempo com assuntos roteiros e sem sentido.

Peguemos um exemplo.

Se hoje você precisa aprender algo de novo, procurará em um local onde a pressa é sua melhor amiga. Sim, estou falando da internet... a internet hoje é a melhor e mais bem preparada arma da pressa, precisa encontrar algo em pouco tempo e com mínimo de esforço (lembra da discussão acima?), é só procurar na internet.
Então entramos, e em alguns cliques, encontramos o assunto e lemos um pouco. É isso mesmo, lemos um pouco, a pressa, essa correria acaba por tornar a nós, meros não-leitores (se é que isso exista realmente). Não lemos mais livros porque demoram muito, gostamos de entrar na internet e ler alguns artigos, rápidos, esquecemos sobre o assunto 10 minutos depois. Essa pressa em buscar por outras coisas, acaba por fazer com que esqueçamos determinados assuntos que "aprendemos".
Nos tornamos "gênios" do nada!
Não sabemos sobre determinado assunto, mas acreditamos que por ter lido um artigo de 50 linhas somos referência sobre.

Lembrando que nossa pressa esta intimamente ligada as diversas escolhas de nossa vida! Um video bem legal da RSA Animate fala sobre as escolhas! 


Infelizmente acabamos por levar essa pressa para todas as áreas de nossa vida, queremos fazer tudo rápido o tempo todo! Dirigimos nosso carro com pressa, para chegarmos logo onde queremos, afinal não temos tempo. Saímos da nossa academia com pressa, isso quando não ficamos mentalizando durante o exercício o que fazer após sair de la.

De uma change a tranquilidade!

Esqueçamos por um instante toda nossa correria! Tomaremos um café da manhã tranquilo, dirigiremos tranquilamente para o trabalho, conversaremos com o cliente com calma (tentando não alarmar o mesmo, para ele não ter pressa, pois o trabalho não será entregue hoje, mas só amanhã), almoçaremos tranquilamente, iremos nos exercitar sem se preocupar com o trabalho ou o serviço de casa.

Temos de dar uma chance para nós mesmo, para vivermos... essa pressa que a sociedade nos impõe, e claro impomos em nós mesmos, pode trazer aquilo que não gostamos nem um pouco, o STRESS!
Viva um pouco, aproveite os momentos, aprenda bem os assuntos que lhe atrai...

Como na música dos Engenheiros do Hawaii:
"...Eu posso estar completamente enganado
Eu posso estar correndo pro lado errado
Mas "a dúvida é o preço da pureza"
É inútil ter certeza
Eu vejo as placas dizendo
"não corra, não morra, não fume..."




falowaer