Visão, Missão e Valor
Boas, estive longe do blog por estas semanas, para escrever meu TCC da pós-graduação (o qual me tomou muito tempo), cujo tema era: Motivação nas Equipes de TI - Uma abordagem para formação de times de alto desempenho.
Em outro post e assim que ele for defendido, eu coloco o trabalho na integra, mas pretendo tratar de todos os aspectos do mesmo em postagens separadas.
Enfim, mas hoje estou aqui para falar de outro tema, muito importante! A visão, missão e valores das empresas. É um tema muito discutido, mas principalmente, um tema não difundido dentro das empresas, ou talvez até mesmo, difundido, mas não aplicado.
Acredito que eles podem mudar durante o tempo, de acordo com os aspectos objetivos de cada empregador, entretanto eles não devem nunca serem esquecidos ou mesmo não disseminados dentro das organizações!
Esses fatores são relevantes para os empregados e devem ser levados a sério pelos gestores e líderes dentro da organização, por isso mesmo, eles devem ser o mais claro, explicativo e pontual o possível, ficando disponível 24-7 para todos dentro da organização.
E não adianta fazer uma pagininha na internet ou na intranet da emprega, esses pontos devem ser colocados em cada porta, pois são eles que devem nortear a todos dentro da organização, dando as pessoas o senso de responsabilidade, engajamento e alinhamento.
Assim como os funcionários deve seguir esse pontos, os gestores e líderes devem fazer o mesmo! Então a missão da sua empresa é distribuir valor agregado em seus produtos? Nada de gestor vir pedir correndo pra você fazer aquele servicinho rápido, super urgente, para o cliente x. E esse é o ponto mais importante, parece que muitas vezes essas "regras" de como a empresa deve se posicionar, devem apenas ser seguidas pelos pobres escravos dos trabalhadores, enquanto que os gestores e líderes usufruem de sua posição hierárquica para mandar fazer e desfazer trabalhos que não estão alinhados com estes fatores.
Até mesmo o presidente da organização, deveria ler e rever, vez ou outra esses fatores, pois se a empresa é dele, a responsabilidade da visão, missão e valor estarem alinhadas a visão, missão e valores dele próprio é o mais primordial e essencial ponto em questão! Pois caso contrário, se os mesmos não estiverem alinhados e atualizados, os indivíduos que trabalham na organização, vão começar a pensar que não existe organização real no negócio, e que apenas estão ali, para levantar o máximo de dinheiro possível para os benefícios do presidente.
Vou dar um exemplo bonito e clássico, apesar de muitas especulações e reviravoltas na diretoria nos últimos tempos o Google é ainda uma empresa de informática que tenta manter suas raízes intactas, apesar do grande crescimento que obteve.
Esta ae a filosofia da empresa, entendam o Google tem visão, missão e valor, mas acima de tudo eles tem uma filosofia que tenta seguir: http://www.google.com/intl/pt-BR/about/corporate/company/tenthings.html
Será que a filosofia da sua empresa existe? Se existe, ela é BEM aplicada ou esta só no papel (sitezinho da internet e/ou intranet)? Os gestores e líderes buscam diariamente, e estão alinhados e engajados nessa filosofia? E claro, o mais importante de tudo, seus funcionários, sabem dela, aplicam ela e são contratados com características que facilitam eles alinharem seus objetivos a essas filosofias?
Bom, como não pode faltar, use ferramentes para lhe auxiliar a criar sua visão, missão e valor... escrever o que queremos as vezes pode ser bem complicado e difícil, então conte com toda ajuda que conseguir!
- Use o famoso CANVAS (Business Model Canvas - http://en.wikipedia.org/wiki/Business_Model_Canvas);
- Use o modelo Delta (http://en.wikipedia.org/wiki/Delta_model);
- Após fazer isso, distribua esses esquemas, faça a página de visão, missão e valor na internet e intranet;
- Crie uma filosofia para sua empresa (essa é a parte mais difícil de todas);
- Contrate pessoas que tenham perfil e características alinhadas com os itens definidos, não coloque qualquer um como gerente de recursos humanos;
- E por fim, o mais importante, revisite a visão, missão e valor a cada 6 meses a 1 ano, e fiscalize se todos na empresa ainda possuem a mesma visão, missão e valor a qual você prega!
Bom trabalho a todos!
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